TEMA: 📌 Principais Escolas Antropológicas - 3º ANO


1. Evolucionismo (séc. XIX)

  • Principais autores: Edward Tylor, Lewis Morgan, Herbert Spencer.

  • Ideia central: Todas as sociedades humanas passariam pelas mesmas etapas de evolução (da “barbárie” à “civilização”).

  • Crítica: Eurocentrismo e etnocentrismo, pois colocava a cultura europeia como ápice do desenvolvimento humano.


2. Difusionismo (final do séc. XIX – início do XX)

  • Principais autores: Fritz Graebner, Wilhelm Schmidt, Grafton Elliot Smith.

  • Ideia central: As culturas não evoluem sozinhas, mas sim pelo contato entre povos, através da difusão de invenções e práticas culturais.

  • Crítica: Exagero na ideia de que toda inovação teria origem em poucos centros civilizatórios.


3. Funcionalismo (início do séc. XX)

  • Principais autores: Bronislaw Malinowski, Alfred Radcliffe-Brown.

  • Ideia central: Cada instituição cultural cumpre uma função específica para a manutenção da sociedade.

  • Método: Trabalho de campo e observação participante (Malinowski nas Ilhas Trobriand).

  • Crítica: Tendência a ver as sociedades como estáticas e harmônicas, sem considerar conflitos.


4. Estruturalismo (meados do séc. XX)

  • Principal autor: Claude Lévi-Strauss.

  • Ideia central: As culturas têm estruturas mentais universais que organizam o pensamento humano (como mitos, parentesco, linguagem).

  • Método: Análise comparativa das estruturas simbólicas.

  • Crítica: Pouca atenção à história e às mudanças sociais.


5. Materialismo Cultural (anos 1960–1970)

  • Principal autor: Marvin Harris.

  • Ideia central: O comportamento humano e as práticas culturais são determinados pelas condições materiais (meios de produção, tecnologia, ecologia).

  • Crítica: Reduz cultura apenas a fatores econômicos e materiais.


6. Interpretativismo / Antropologia Simbólica (anos 1970 em diante)

  • Principais autores: Clifford Geertz, Victor Turner.

  • Ideia central: Cultura é um sistema de símbolos compartilhados. O papel do antropólogo é interpretar os significados atribuídos pelas pessoas às suas práticas sociais (“descrição densa”).

  • Crítica: Ênfase excessiva no simbolismo, deixando em segundo plano questões materiais e estruturais.


Resumo final:

  • Evolucionismo: etapas lineares de progresso.

  • Difusionismo: ênfase na transmissão cultural.

  • Funcionalismo: cultura como sistema que mantém a sociedade.

  • Estruturalismo: estruturas mentais universais.

  • Materialismo cultural: fatores materiais determinam a cultura.

  • Interpretativismo: cultura como sistema de significados.



ATIVIDADE

Explique a diferença entre a perspectiva evolucionista e a funcionalista na Antropologia, destacando como cada uma entende o desenvolvimento e o papel das culturas humanas.